Implantodontia e Prótese Dentária

Implantodontia e Prótese Dentária

A Implantodontia e Prótese Dentária são procedimentos odontológicos responsáveis por restabelecer a função mastigatória e repor estruturas dentárias perdidas. Para casos mais complexos em que há a perda total ou quase total do dente, os implantes dentários (pinos de metal) são posicionados cirurgicamente no osso maxilar para substituir a raiz dentária, suportando, assim, a prótese. Já em casos mais simples, apenas a prótese dentária é suficiente, utilizando coroas totais ou parciais de cerâmica para devolver autoestima e a função mastigatória do dente.

Os procedimentos são indicados principalmente para adultos e idosos, os mais acometidos por uma saúde bucal precária, uma vez que viveram em uma época em que não se dava ou se sabia da importância de cada elemento dentário para o equilíbrio do sistema da boca e da saúde geral do organismo, provocando a extração de dentes quando ainda seria possível mantê-los.

Existem diversas técnicas cirúrgicas e materiais que podem ser adotadas no tratamento, dependendo da extensão e quantidade necessária. Quando não há osso suficiente para fixação do implante, por exemplo, é necessária a aplicação de enxertos ósseos ou gengivais. Em todo caso, a situação individual de cada paciente deve ser avaliada por um cirurgião-dentista especializado para definir qual o tratamento mais adequado, protegendo, assim, a saúde geral e a qualidade de vida do paciente.

Deixe um comentário